quarta-feira, 24 de setembro de 2008

OFICINA DE COMPUTAÇÃO

COMUNIDADES VIRTUAIS E BLOGS.

Desde muito cedo as pessoa tentam se comunicar a distância, na antiguidade elas já procuravam manter-se informadas de assunto que aconteciam em lugares que não fossem tão perto, através de cartas etc. Hoje na contemporaneidade já existem uma forma mais rápida e eficiente de comunicação a distancia através da internet. Que é vista como uma nova e eficiente ferramenta capaz de auxiliar pessoas comuns, empresas e pesquisadores, fazendo com que esses conheçam melhor o comportamento humano na forma virtual ou presencial.

As comunidades virtuais reúnem pessoas comungando um interesse comum. São comunidades que exploram as características da Internet e que oferecem benefícios muito concretos para as organizações que as adaptam e suportam. Estas comunidades são poderosos instrumentos, mas necessitam de uma cultura favorável à partilha de conhecimento. No entanto, elas podem ser também entendidas como um veículo para a conquista desse tipo de cultura. Isso pode ser conseguido através de incentivos que estimulem a troca de informação e de conhecimento. Nos dias atuais as comunidades virtuais virou também um espaço de relacionamento, através das inter-relações mútuas entre os indivíduos, podendo eu também ali construir a minha imagem informativa como dizia Turkle, 1998 – em Recuero, 2003, “O ciberespaço é apresentado também como o local da simulação, da troca de idéias e da construção de personagens de mim mesmo”.Essas transformações que perpassa a sociedade com suas novas identidades e multiplicação de formas de comunicação e conexão entre as pessoas com a
multiplicação de grupos, fóruns, listas de discussão, chats, blogs, links, só tem facilitado a vida do homem e forçado-o a não viver estacionado no tempo, pois a cada dia que passa vão aparecendo novas formas de linguagens e nos dias de hoje vivemos em uma aldeia global onde as informações são passadas muito rápidas e as tecnologias que viabilizaram tal fenômeno estão à disposição das pessoas no conforto de suas casas, nas 24 horas do dia, onde as elas possam compartilham de interesses ou idéias comuns em torno de uma atividade ou
projeto. A cada dia mais, aumenta a consciência de que estabelecer comunidades virtuais ou trocar interesse pode ser a maneira mais efetiva de captar e reter a atenção, estabelecer e consolidar relações duradouras. Então as formas de comunicação coletiva vêm passando por grandes transformações a fim de melhorar a vida das pessoas, sendo uma necessidade humana cada vez mais forte, incorporados a um processo de mudança conhecido como globalização.

E a Internet representa um meio extremamente eficiente para acessar e organizar informação, bem como, para a comunicação que variam entre a palavra escrita e a falada e às imagens visuais. Essas novas culturas fazem com que o homem Viva em um mundo interconectado onde as pessoas utilizam salas do bate-papo e programas de conversa em tempo real participam de listas de discussões e assinam newsletters; criam páginas pessoais na Internet, como blogs (diários virtuais); colocam suas fotos na rede (fotologs); jogam on-line; trocam mensagens por celulares e wap; além de participarem dos chamados sites de relacionamento como Orkut e o Multiply (para poderem fazer amigos, trocarem idéias ou simplesmente dizerem que existem), criando verdadeiras comunidades virtuais.
Das diversas formas de escrita que existe na Internet, o blog merece especial atenção por ser, hoje em dia, bastante utilizado por milhares de jovens e adultos do mundo inteiro. Os meios eletrônicos fazem uso intenso da escrita, mas uma escrita com características específicas. A escrita dos blogs por adolescentes apresenta algumas variantes pertinentes. Uma escrita sem a preocupação da formalidade gramatical, uma escrita menos monitorada e, portanto, mais livre nos aspectos morfológicos e lexicais, apresenta, nesse meio virtual, uma relação mais contundente com a oralidade. Levando-se em conta que a língua é uma atividade social e, portanto, modifica-se de acordo com os contextos de uso, a escrita dos blogs pode ser considerada como uma variedade lingüística, significando que ela tem características próprias, mas sem prejudicar ou interferir na compreensão e na intercomunicação entre pessoas que falam a Língua Portuguesa.
Por ser um fenômeno social ainda bastante recente, as comunidades virtuais apresentam mais desafios do que respostas.Não se podem, porém supor que as comunidades virtuais sejam agregações redentoras, que venham trazer soluções para os problemas do mundo contemporâneo. Como qualquer outra comunidade, as virtuais apresentam qualidades e problemas. A tão propalada liberdade na Internet pode ser tanto positiva quanto negativa. Pode proporcionar amizades duradouras, tolerância e até amor. Por outro lado, há também ódio, violência, culpa pornografia e vergonha.