quinta-feira, 25 de setembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNÍCIPIO DE IRECÊ CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS PROFESSORA INEZ.

Linha do tempo.

Nasci no ano bissexto de 1980, em São Paulo, Capital, no dia 29 de Fevereiro as 06h20min. No ano de 1976 a região de irecê passava por uma difícil crise financeira, devido a grande estiagem causada pela falta das chuvas. Nesse período meus pais como outras famílias foram obrigados a migrar da sua cidade para outros estados e cidades, a procura de emprego.
Foram aventurar a vida na cidade de São Paulo onde conseguiram emprego. Após três anos de grandes dificuldades, minha mãe engravidou pela terceira vez, e com muita força e coragem conseguiu dar a luz a um menino muito esperto mais um pouco adoentado(esse menino era eu ); passando por vários dificuldades minha mãe resolveu vir embora para a sua cidade da região de irecê chamada Presidente Dutra após dois anos deixando meu pai trabalhando, pois o médico falou que o clima com muito frio poderia me prejudicar.
Quando eu completei quatro anos meu pai veio embora, pois as chuvas já tinham vindo e os tempos já estavam melhores, então resolvemos mudar para a cidade de Irecê no ano de 1987 onde compramos uma casa.
Comecei a estudar alguns meses depois que chegamos, pois houve um probleminha com a minha certidão de nascimento e a transferência da escolinha primaria, então entrei na escola publica e fui logo contemplado para a serie seguinte, pois já sabia ler e escrever.
Em 1994 já estudando a oitava série e fazia parte do time de handebol e voleibol do colégio, tava disputando um campeonato quando recebi a noticía que meu grande ídolo, o incimparavél Ayrton Sena tinha sofrido um acidente fatal em Imola durante o grande prêmio de San Marino, fiquei muito chocado e chorei bastante e os jogos do campeonato tiveram que ser suspensos. Após dois anos veio muita alegria para todo o Brasil principalmente para nós daqui dessa terra, foi o grande sucesso dos meninos do grupo Mamonas Assassinas, que tinha como integrante principal o Dinho, que era filho daqui. Mas infelizmente na noite de 03 de março de 1996 quando assistia a um filme na rede globo de televisão foi interrompido para dar a noticia do acidente chocante do grupo com o avião monomotor, aquela foi uma noite terrivél pra mim.
Em 1998 nós jovens que estávamos, terminando o segundo grau começamos a sonhar com a chegada da UNEB-Universidade Estadual da Bahia, aqui em Irecê. No ano de 1999 consegui meu primeiro emprego que foi na Coelba de Irecê, trabalhei lá até o mês de maio do ano de 2001, quando que no dia 11 de setembro estava na sala de espera da Caixa Econômica Federal, assistindo TV e aguardando o pagamento da minha ultima parcela do seguro desemprego, pois estava na fila dos desempregados pela primeira vez também. Quando o programa foi interrompido para dar a noticiário que focalizava os atentados terroristas da AL - Queda aos Estados Unidos; naquela hora esqueci que estava desempregado e de tudo mais, a cidade parou focada apenas nas noticías enviadas pela TV. Nesse mesmo mês fui convidado a lecionar no colégio Odete Nunes Dourado pois já tivera terminado o magistério, esse foi o meu promeiro emprego como professor. A disciplina era Filosofia, pois o professou tinha pedido afastamento do colégio por problemas políticos. No inicio foi uma barra mais a determinação e o desejo de vencer falava mais alto, então em 2002 fui convidado a fazer parte da equipe de Educação Física do colégio, aceitei o convite e até os dias atuais trabalho com a disciplina.
Em 2003 outro sonho começava a nascer, com a implantação do projeto UFBA/FACED Irecê. Cheguei a participar das oficinas de produção do memorial na esperança que houvesse uma nova turma depois do concurso, realizado pela FACED/IRECÊ. Em 2004 acontece o concurso para professores da Rede Municipal. Eu me escrevi, fiz e passei agora então deixava de ser simplesmente uma funcionária contratada e sim um vencedor com todos os direitos assegurados em carteira de trabalho. Em 2005 fiquei muito feliz quando a escola me confiou o time de handebol para ser o treinador, pois a escola estava passando por uma críse esportiva e eu já tinha conseguido algumas vitórias quando tivera treinado o time de voleibol, para os jogos da Rede Municipal que era realizado dentro da faixa etária de idade dos nossos alunos. Foi um sucesso até que nos escrevemos em um torneio de alunos com diferença de idade de três anos em relação aos nossos, isso em 2007, deixando eu bem claro para aquela instituição que participaria sim e trabalharia apenas o pedagógico, só que a escola quem tivera insistido para que escrevesse o time, queria a vitoria então como nós não ganhamos me tirou os meus atletas que se revoltaram dizendo que se eu não voltasse não teria mais time também, como a gestão da escola é ditadora colocou outro treinador, perdendo praticamente quase todos os atletas.
Esse ano foi o pior de toda a minha vida, pois no mês de novembro especificamente dia 29 perdi a pessoa mais importante do mundo pra mim, a minha MÃE... Agora próximo da data de um ano do seu falecimento 29 de novembro de 2008, nada na minha vida esta dando certo. Peço muita força a Deus e aos meus amigos curcistas.