terça-feira, 30 de novembro de 2010



RELATO DO PROJETO TIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
CURSISTA: DERISVAL SANTOS SOUZA ROCHA.

PROJETO BIBLIOTECA VIRTUAL

A biblioteca escolar é um instrumento de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, transformando-a em espaço de convivência, debate e de estimulo a leitura.
(Definição do Conselho Federal de Biblioteconomia)

Esse projeto foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida com os alunos dos 5° Anos, baseado em um projeto de leitura permanente dessa instituição de ensino.
O objetivo foi aproximar os alunos da vivencia com os textos, despertando neles o hábito de leitura, oferecendo a oportunidade de conhecer o acervo das bibliotecas virtuais, como também o acesso aos hipertextos, sua relação com os livros e sobre os tipos de leitura, idéias e formas possíveis de utilização de ferramentas online, oportunizando os dialogos sobre o que preferem.
Além disso, mostrar que os clássicos da literatura universal e os heróis da televisão e do cinema podem ser encontrados todos reunidos nesse espaço virtual a um clic das bibliotecas virtual, possibilitando assim a inserção social e digital dos mesmos.
O projeto contribuir significativamente para a formação de leitores ativos, que interagem com as novas tecnologias.
Em quase todos os momentos os alunos foram levados ao inforecentro para realizarem leituras digitais, onde puderam conhecer varios meios de pesquisas via online. Nesse percurso foi possível observar o envolvimento de todos os profissionais da instituição e a segurança das crianças que ali estavam a frente de um mundo inteiro e vasto de informações.
Através dos murais informativos criados pelos alunos com o apoio dos professores, acredito que os momentos de leitura constituiram-se como objeto de aprendizagem, como algo que esta fazendo sentido na vida do sujeito envolvido no processo de aprendizagem com tecnologias.
Os alunos envolvidos no processo aprenderam, pois fizemos relatórios escritos da participação deles no projeto e tivemos depoimentos bastante satisfatórios.
Veja foto abaixo:



Essa foi umas das formas de avaliar o projeto.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Derisval,

E qual foi a reação dos alunos diante da atividade?

E em relação aos sites que pesquisaram, você sugeriu alguns?

Fiquei curiosa para saber mais detalhes.

Parabéns pelo trabalho.

Vá em frente, e sempre que possivel, aproveite as potencialidades das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas.

abs,
Maristela