domingo, 6 de dezembro de 2009




UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURDO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO
FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
DOCENTE: MARGARET DOURADO
DISCENTE: DERISVAL SANTOS SOUZA ROCHA.


Grupos de Estudos Literários (Gelit).



Os Grupos de Estudos Literários (Gelit), com a professora-orientadora Margaret Dourado, trabalhamos o livro Odisseia, onde embarcamos em uma grande aventura pela Antiga Grécia em meio de emoções, sentimentos, afetividades, força, honradez, beleza, guerras, poder, vida, morte, bem e mal. Enfim, o livro usa essas narrativas para contar sobre a origem das coisas. Sem esquecer que essas coisas são incontestáveis e inquestionáveis.

É uma história em particular, onde Ulisses é o protagonista de um vasto ciclo de lendas, com tantas viagens e aventuras que arrebatam qualquer leitor. Por achar o livro tão fascinante, resolvi fazer a leitura da obra clássica adaptada de Ruth Rocha com os meus alunos, Ruth conta a Odisseia, com muita empolgação e bem resumida.

Para darmos início ao trabalho dividimos o livro por partes, em grupos de cinco pessoas (isso aconteceu dentro do Projeto Biblioteca). Após a leitura e debate da obra, os alunos farão uma peça teatral, a qual será apresentada no pátio da escola, pois, no processo de aprendizagem da língua escrita, o trabalho com objetos significativos para o aluno, com certeza, contribuirá muito para o desenvolvimento da linguagem e escrita.

Nenhum comentário: