segunda-feira, 17 de novembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE IRECÊ LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA SERIES INICIAS.
ALUNO: DERISVAL SANTOS SOUZA ROCHA.
PROFESSORA: LICIA BELTRÃO.

Oficina da Palavra Escrita. (TEXTO COM RELATOS).

Palavras...
Viva o amor com palavras faladas e escritas, mate saudades, peça perdão, aproxime-se, recupere o tempo perdido, insinue-se, alegre alguém, ofereça um simples “bom dia”, faça um carinho especial. Use a palavra a todo instante, de todas as maneiras, pois sua força é imensurável. A oficina da Palavra Escrita com a professora Licia Beltrão e Paula Moreira começou com a leitura de uma historia que foi muito fascinante, em seguida fizemos um exercício de captura das palavras, depois escrevemos e pronunciamos uma série delas. Logo mais, tivemos a leitura do texto de Adriane Falcão e a leitura do texto: A palavra de Pablo Neruda, “Deixaram-nos as palavras”, ficando bem evidente a importância das palavras como ferramenta para a construção da vida, tivemos ainda com Lia Zatz a historia do desenho que virava letra. A professora pediu ainda que formássemos palavras com o nosso nome para brincarmos um pouco com as palavras e depois produzíssemos um poema com todas elas; o meu ficou assim: Um garoto chamado Derys tendo como amigos Eri, Disa e Val outro dia encontraram mais um, pra fazer parte do grupo Dival que ao invés de sal adoçava tudo, pois ria de mais. Quem me dera! Se a minha irmã Eris fosse assim era tudo legal.
Nós nos dividimos em grupos para agilizar uma festa maravilhosa para Dona Palavra, que ficou animadíssima o saber da exuberante idéia da turma em homenageá-la, então fizemos: cartazes, músicas, cartões, faixas etc. Elaboramos também, muitos convites para ser entregue as celebridades que vinham fazer parte daquela majestosa noite, a festa aconteceu no dia “D” na hora “H”, no local “Ponto e vírgula” e já estava prevista a duração até a zero hora. Anunciada a festa os convidados começaram a chegar; vários escritores como: Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Castro Alves, Fernando Pessoa, José Paulo Paz, Sônia Kramer que também prestaram suas homenagens para Dona Palavra e as palavras que já trouxeram consigo; Paz, união, alegrias, esperanças, amor, sucesso, realizações, luz, Respeito, harmonia, saúde, solidariedade, felicidade, humildade, confraternização, Pureza, amizade, sabedoria, perdão, igualdade, liberdade, boa-sorte, sinceridade, estima, fraternidade, equilíbrio, dignidade, benevolência, fé, bondade, paciência, gratidão, força, tenacidade, prosperidade, reconhecimento e as doces, salgados e deliciosas quem trouxeram os comes e bebes para a festa. Quando a festa já estava quase chegando ao fim, todos nós fomos surpreendidos com a homenagem feita por Cecília Meireles, trazida na professora Paula. Foi muito produtiva a atividade da Palavra Escrita e bastante enriquecedora para nossa pratica, pois fiz a dinâmica da produção de palavras através do nome com os meus alunos e em seguida pedi que eles produzissem um poema e ofertassem ao seu colega, promovendo assim momentos lúdico-socializador e ampliador da aprendizagem.
Essa realmente foi uma aula bastante dinâmica e muito divertida, pois contribuiu muito para o nosso crescimento intelectual, nos oferecendo momentos de grandes aprendizagens e nos transmitindo muita segurança e coragem para seguirmos em frente na busca pelo sucesso. Meus sinceros agradecimentos a Dona Palavra e a professora Lícia Beltrão e Paula Moreira.