domingo, 14 de junho de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAOGIA - ENSINO FUNDAMENTAL/ SÉRIES INICIAIS CICLO DOIS 2.009.2
DOCENTE – MARIA HELENA BONILLA
DISCENTE - DERISVAL SANTOS SOUZA ROCHA



Software Livre: são programas de computador que podem ser usados, copiados e distribuídos livremente, o que significa que poderão e deverão sofrer alterações e ajustes para assim melhorá-lo de acordo com as necessidades de cada empresa, usuário e comunidades.

Mapeamento de alguns locais que foram realizadas pesquisas de campo

Escola Municipal Luiz Viana Filho

A escola tem como meta proporcionar a alunos e funcionários a oportunidade de conhecer e fazer parte do mundo digital, inserindo-os nesse processo de inclusão de forma educativa e gratuita, pois alguns professores utilizam os programas para baixar vídeos da TV escola e outros conteúdos relacionados à sua disciplina.

Ponto de cultura

Tem como objetivo maior promover a democratização da cultura digital por meio de ações de educação e cultura, como exemplo é o trabalho que vem sendo desenvolvido na capacitação de alguns jovens para serem inseridos no mercado de trabalho e no processo de inclusão digital.
O entrevistado Ariston Eduão, coordenador do Ponto de cultura Anísio Teixeira na cidade de Irecê diz: – “São varias as vantagens para quem faz uso do soft livre, pois possibilita uma grande liberdade no manuseio dos programas”.

Diante da necessidade de adquirirmos conhecimentos a respeito do SL é que a professora Maria Helena Bonila nos lançou esse desafio de uma pesquisa de campo na qual entrevistamos escolas, ciberparque, inforcentros e instituições privadas. Alguns dos resoltados dessa pesquisa foi compartilhado aqui no meu blog através dessa breve leitura.