sexta-feira, 3 de outubro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNÍCIPIO DE IRECÊ CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS.

Reflexão: Texto Educação e Cibercultura
Filme: Mestrado Da Vida.

Embora saibamos da extrema desigualdade do nosso país, percentuais deixa a todos nós indignados com a transferência brutal de renda para privilégios dos “ricos”, da “elite” em detrimento da massa pobre brasileira que vive na mais profunda miseria.
O filme Mestrado da Vida nos mostra dois mundos diferentes em um contexto paradoxal, de um lado a garota que cursa uma faculdade e que tem bastante cultura, de outro lado um jovem marcado pela falta de formação acadêmica, oportunidades na vida e aceitação; mas um sujeito critico e que sabe muito bem o que representa para a sociedade. Classes superiores são, entre outras coisas, um conjunto de círculos superiores cujos membros foram selecionados, treinados e atestados. E esses círculos envolvem definitivamente o acesso aos níveis superiores das principais hierarquias institucionais da sociedade moderna. (MILLS, 1985, p. 64-69).
A partir dessas definições e dos ciberespaços, que favorecem novas formas de acesso a informações integradas, aponto certo significado da relação educação e tecnologias intelectuais da comunicação e informações globalizadas. Neste processo, o ser humano transforma a realidade na qual participa e ao mesmo tempo, transforma a si mesmo, com os aprendizados personalizados e os cooperativos de redes, descobrindo formas de atuação e produção de conhecimento, forçando o novo estilo pedagógico criar novos perfis de avaliação e de atuação fazendo também com que as escolas compreendam o contexto que nossos jovens estão imersos na atualidade e se aproximem de suas linguagens, para que não fiquem em mundos totalmente diferentes.
Através da inovada política pedagógica a AAD, pessoas que não podem pagar uma qualificação profissional presencial ou que dispõe de pouco tempo para estudar vem sendo beneficiadas e encontrando aqui uma forma de se graduarem nas áreas acadêmicas.