sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNÍCIPIO DE IRECÊ CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS.

ATIVIDADE RIPE- TEXTO JORNALISTICO TABULEIRO DIGITAL.

É comum ver empresas e governantes falando em democratização do acesso e inclusão digital, deixando no ar a seguinte pergunta: A tal inclusão promove os efeitos desejados, melhora as condições de vida de uma determinada região ou comunidade, com ajuda da tecnologia? O Brasil, com tantas dificuldades, impostos, burocracia, educação, temos um índice ainda altissimo de pessoas desconectadas.
Para facilitar o acesso aos computadores, ou seja, ”incluir digitalmente”, o governo vem desenvolvendo políticas publicas, para incluir pessoa de lugares distantantes e isolados ,gerando assim um processos de construções globalizadas.

Através da Implantação de Tabuleiros Digitais (que é o caso da cidade de Irecê), para alfabetizar pessoas em informática, e assim também melhorar os quadros sociais da região a partir do manuseio dos computadores, indo muito mais além, ensinando e mostrando como elas podem ganhar dinheiro e melhorar a vida inserindo-as ao mercado de trabalho. A Bahia inicia o processo dos Tabuleiros Digitais, junto a profissionais da área de informática, políticos, empresários etc. Inspirados nas banquetas de acarajé das baianas de Salvador. Aqui em Irecê o espaço conta com a parceria da Prefeitura Municipal, com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o Ministerio do Trabalho e Cultura Viva e recursos aplicados pela Petobrás. É equipado com 36 PCs instalados sendo seis blocos com seis micros cada, proporcionando conforto e interatividade entre os grupos, todos conectados, atendendo a um publico que freqüenta os três turnos do dia.
Diz o coordenado do Tabuleiro Digital, o recém graduado pela UFBA, Ariston Eduão que: O projeto gera um processo de inclusão principalmente para aqueles que não têm a menor possibilidade de comprar um computador, e aos alunos de escolas publica que não tem oportunidades de garantir o acesso através da entidade escolar. Diz ainda que os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Irecê, tem seu espaço garantido no tabuleiro para aumentar o número de usuários que começam a ter contato com a informatização desde cêdo e que também, os alunos de seis anos já conseguem definir o projeto como ferramenta para o aprendizado e que seus professores estão agendando constantemente os horários para visitas e trabalhos.
Tudo isso ajuda e muito o progresso da cidade, pois Irecê hoje conta com a prestação de serviços na área de informática por pessoas que foram monitores nos Tabuleiros Digitais, que eram meninos e meninas que só sonhavam em mexer em um computador e que agora crescem profissionalmente após ter adquirido conhecimentos no projeto de inclusão digital. Esse tem sido um grande passo do governo federal e colaboradores diversos.
Que esses meninos que são a geração futura, venham aprender a fazer cultura seja ela: Nos Email, Google, Blogs, MSN, Jogos on-line, Fotoblogs, WAP, Orkut etc. Criando e participando das comunidades virtuais, trocando idéias e produzindo conhecimentos
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