UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNÍCIPIO DE IRECÊ CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS.
ATIVIDADE RIPE- TEXTO JORNALISTICO – TABULEIRO DIGITAL.
É comum ver empresas e governantes falando em democratização do acesso e inclusão digital, deixando no ar a seguinte pergunta: A tal inclusão promove os efeitos desejados, melhora as condições de vida de uma determinada região ou comunidade, com ajuda da tecnologia? O Brasil, com tantas dificuldades, impostos, burocracia, educação, temos um índice ainda altissimo de pessoas desconectadas.
Para facilitar o acesso aos computadores, ou seja, ”incluir digitalmente”, o governo vem desenvolvendo políticas publicas, para incluir pessoa de lugares distantantes e isolados ,gerando assim um processos de construções globalizadas.
Através da Implantação de Tabuleiros Digitais (que é o caso da cidade de Irecê), para alfabetizar pessoas em informática, e assim também melhorar os quadros sociais da região a partir do manuseio dos computadores, indo muito mais além, ensinando e mostrando como elas podem ganhar dinheiro e melhorar a vida inserindo-as ao mercado de trabalho. A Bahia inicia o processo dos Tabuleiros Digitais, junto a profissionais da área de informática, políticos, empresários etc. Inspirados nas banquetas de acarajé das baianas de Salvador. Aqui em Irecê o espaço conta com a parceria da Prefeitura Municipal, com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o Ministerio do Trabalho e Cultura Viva e recursos aplicados pela Petobrás. É equipado com 36 PCs instalados sendo seis blocos com seis micros cada, proporcionando conforto e interatividade entre os grupos, todos conectados, atendendo a um publico que freqüenta os três turnos do dia.
Diz o coordenado do Tabuleiro Digital, o recém graduado pela UFBA, Ariston Eduão que: O projeto gera um processo de inclusão principalmente para aqueles que não têm a menor possibilidade de comprar um computador, e aos alunos de escolas publica que não tem oportunidades de garantir o acesso através da entidade escolar. Diz ainda que os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Irecê, tem seu espaço garantido no tabuleiro para aumentar o número de usuários que começam a ter contato com a informatização desde cêdo e que também, os alunos de seis anos já conseguem definir o projeto como ferramenta para o aprendizado e que seus professores estão agendando constantemente os horários para visitas e trabalhos.
Tudo isso ajuda e muito o progresso da cidade, pois Irecê hoje conta com a prestação de serviços na área de informática por pessoas que foram monitores nos Tabuleiros Digitais, que eram meninos e meninas que só sonhavam em mexer em um computador e que agora crescem profissionalmente após ter adquirido conhecimentos no projeto de inclusão digital. Esse tem sido um grande passo do governo federal e colaboradores diversos.
Que esses meninos que são a geração futura, venham aprender a fazer cultura seja ela: Nos Email, Google, Blogs, MSN, Jogos on-line, Fotoblogs, WAP, Orkut etc. Criando e participando das comunidades virtuais, trocando idéias e produzindo conhecimentos.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
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5 comentários:
Oi Deris!
Teu artgo esta no bom caminho! Tem alguns pontos que precisa trabalhar mais um pouco! Mandei em anexo na lista de discussão. Por favor reveja e edite aqui mesmo nessa postagem!
Bjinhos
Sule
Concordo contigo colega! É isso aí, muitos dos jovens de nossa cidade, que antes não tinha perspectivas nenhuma de vida, foram benefiados de forma significativa, com programas de inclusão digital como o tabuleiro digital, que tem como objetivo possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associados a processos educacionais formais e não formais, garantindo aos cidadãos do municipio de Irecê acesso livre ao universo tecnológico.
Abraços: Gicelia
Deres,voce traz uma reflexão importante dando significado ao tabuleiro digital. A educação em Irecê ja mostra mudanças nesse contexto.
As políticas públicas são sem dúvida muito importantes para a inserção dos menos favorecidos nas novas educações.
Desde que o tabuleiro começou a funcionar professores vem mudando a pratica pedagógica trazendo alunos para realizar pesquisas.
Acho certo você dizer que os meninos aprendem com jogos e brincadeiras.Estão no caminho ,interagindo e se divertindo.
Deris! Percebi que no teu artigo que poucas foram as considerações alteradas depois que fiz a leitura... Entenda que isso é um processo de escrita e reescrita...E esse processo constitue em aprendizagem... Por exemplo pontuei sobre o objetivo do projeto e continua o mesmo ponto! O objetivo do Tabuleiro digital é proporcionar uma cultura digital para os cidadãos de Irecê, e essa cultura vai além da simples inserção das tecnologias, e sim, desenvolver um espaço de vivência plena e livre de uso das tecnologias... Não é objetivo do projeto alfabetizar pessoas para informática, pois, o projeto não tem a intenção de pedagogizar o uso das tecnologias...
Abraços
Sule
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