terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO ODISSÉIA NA ESCOLA

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA
NOME DO PROJETO: ODISSÉIA NA ESCOLA
PROFESSORA: RUBIA MARGARETH
CURSISTA: DERISVAL ROCHA E MARILUCIA ROSA.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 5º ANO A SALA :04
NÚMERO DE ALUNOS: 28
FREQUÊNCIA: 1 A 2 VEZES POR SEMANA.
DURAÇÃO: 02 MESES


Problemática:

após ter trabalhado a obra literária “Odisséia” de Homero no GELIT do Ciclo quatro, percebemos a necessidade de levar essa obra para as escolas. Visando ampliar o repertorio literário dos alunos e contribuir com o seu processo de leitura.

Temática:

Visando desenvolver o ato de leitura literária, é que pensamos em um projeto que a principio levasse os nossos alunos a conhecer a obra Odisséia de Homero, levando adaptações desta obra que atenda principalmente o nível de conhecimento de cada aluno. O momento de leitura já existe dentro do nosso espaço escolar através do projeto permanente, com empréstimo de livros, leitura compartilhada e o momento na rotina da escola.
Acredita-se que a leitura seja o mais importante elemento do imaginário. Ler significa refletir, pensar, estar a favou ou contra,comentar, trocar opiniões, posicionar-se, enfim, exercer desde cedo a cidadania. Dessa forma, percebe-se o papel da leitura na formação escolar.

Justificativa:

Levar os alunos a conhecer a obra literária, oportunizando momentos prazerosos para enriquecero gosto pela leitura. Um leitor só pode constitui-se mediante a uma prática constante de leitura a partir de um trabalho que ser organizado em torno das diversidades textuais.


Objetivo Geral:

Desenvolver o gosto pela leitura hábitos dentro e fora do espaço escolar. Como por exemplo estimular o seu interesse pela leitura de diversos gêneros textuais, através da obra literária Odisséia.

Objetivos Específicos:

Ampliar repertórios textuais.
Estimular o gosto pela leitura literária.
Ler adaptações literários da obra Odisséia etc.
Observar a organização e o funcionamento de uma biblioteca.
Participar de rodas de leitura
Valorizar o acervo escolar
Identificar a função de diferentes tipos de textos.
Organizar uma visita no espaço UFBA
Valorizar a leitura como fonte de cultura
Preservar o acervo da escola

Metodologia:

Para atingirmos os nossos objetivos, utilizaremos como metodologia a realização do projeto de leitura. Tendo como publico alvo os alunos da escola: Nossa Senhora Aparecida. Será feita a apresentação do projeto para todos os alunos, elaboração do cronograma das atividades com todos os envolvidos. Realizaremos as leitura nos diferentes espaços da escola como por exemplo: sala de aula, no patio, embaixo de arvores, na biblioteca móvel ou permanente da escola.

Conteúdos:

Leitura da obra literária Odisséia de Homero, (Envolvendo os alunos do ensino fundamental I)

Público Envolvido:

Professores e gestores da Escola Nossa Senhora Aparecida, alunos do ensino fundamental I.
Voluntários: Pais e equipe de apoio.

Cronograma das Atividades :

-Apresentação do projeto para os alunos das turmas trabalhadas ( 22 de setembro de 2010), responsáveis: professores e gestores envolvidos.
-Leitura do primeiro e do segundo capitulo (27 de setembro), responsáveis: professores envolvidos.
-Dramatização do segundo capitulo, com a turma dividida em grupos (08 de outubro), responsáveis: alunos e professores.
-Organização das salas com oficinas literárias (14 e 15 de outubro), responsáveis: alunos e professores envolvidos.

Recursos:

-Quadro e pincel
-Livros literários
-Caixa amplificada
-Microfone
-TNT
-Fita adesiva
-Papel metro
-Som
-Data show

Avaliação:

Apresentação com dramatização de alguns capítulos da obra literária Odisséia

Referências:

ABRINQ. Projeto Biblioteca Viva: a mediação de leitura e as crianças. São Paulo, 1999.
MARTUCCI, E.M. Aprendendo a contar historias. In:____. Formação de contadores de histórias. São Carlos: UFSCar, 1999. (Apostila)

Nenhum comentário: