terça-feira, 9 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
CURSISTA: DERISVAL SANTOS SOUZA ROCHA

TECNOLOGIA E ESCOLA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO

No planeta já não é possível a sociedade caminhar com propostos bem planejado, sem o uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, pois elas são ferramentas que ajuda a compreender as novas técnicas de ensino, favorecendo assim, um trabalho multidisciplinar.
O espaço escolar deve ser visto como um espaço de constantes mudanças, na qual o papel do professor não é mais de ser transmissor de contéudos, mas um mediador capaz de articular a interação crítica e reflexiva do aluno, de forma participativa, interativa no processo ensino e aprendizagem.
Atualmente comunidades escolares já percebem a importância das tecnologias como uma ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de aprendizagem, segundo Roseane de Albuquerque dos S. Abreu, "os alunos hoje estão muito bem informados, mais informados às vezes que os próprios professores".
É necessário deixar claro no projeto político pedagógico da escola, como está organizado o trabalho com a tecnologia e também, como funciona a sala de informática. Sabe-se que é papel da escola oferecer uma metodologia adequada e envolvente para seus alunos com o objetivo de proporcioná-los uma aprendizagem significativa. Quando desenvolvemos o hábito de trabalhar com tais recursos da tecnologia na sala de aula, descobrimos que podemos usá-los para ensinar melhor qualquer conteúdo e isso de uma forma prazerosa.
No filme entre os muros da escola isso ficou bastante notório, no momento em que o professor conseguiu envolver os alunos em atividades qauis eles não queriam participar. O uso das tecnologias naquele momento despertou o aluno a aprender de uma forma diferente e uma metodologia diversificada pelo professor.
Com a inversão da hierarquia do saber gerada pela internet, uma vez que a tecnologia é cada vez mais presente na vida e na escola, o professor mais do que nunca deve se manter atualizado , bem informado, conectado para dar conta das solicitações dos alunos, assim eles irão ter uma aprendizagem mais real e significativa .
Sabemos que a internet possibilita um bom trabalho na esfera educacional, porém, a minoria dos professores usuários ainda não sabe manipular esses recursos de forma pedagógica. Então cabe ao professor conhecer e descobrir os efeitos pedagógicos do uso das tecnologias buscando formação na qual possa fazer o uso do computador na escola como recurso pedagógico diferenciado, utilizando esta poderosa ferramenta na construção do conhecimento.

REFERENCIAS:

ABREU. Roseana de Alburqueque dos S. Cabeças digitais: Um motivo para revisões na prática docente. Rio de Janeiro; Ed. PUC. Rio; São Paulo, Loyola, 2006.

Cabeças digitais: O cotidiano na era da informação / orgnização: Ana Maria Nicolaci-da -Costa. Rio de Janeiro: ed. PUC-Rio, São Paulo, Loyola, 2006

Subjetividades, tecnologias e escolas/ Márcia Leite e Valter Filé (orgs). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (O sentido da escola).

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