domingo, 6 de dezembro de 2009


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURDO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO
FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
DOCENTE: ROSANE VIEIRA
DISCENTE: DERISVAL SANTOS SOUZA ROCHA.

AS HORAS, título original: The Hours. Direção: Stephen Daldry gênero: Drama. Duração: 01 h 54 min ano de lançamento: 2002.
Resenha do filme: As Horas

O filme As Horas, baseia-se no livro de Michael Cunningham, inspirado no romance de Mrs. Dalloway de Virginia Woolf. Trata se de uma historia de três mulheres que carregam em suas vidas muitos sofrimentos em comum, como a insatisfação e o fracasso.

São relatos de vidas em épocas diferentes, que se entrelaçam através de um livro, Mrs. Dalloway. É um filme feminino onde se retratam no drama de cada uma das personagens, humanizando assim o lado da ficção. Uma mulher que gostaria de ser uma personagem de um romance, uma que o escreve e outra que o vive.

Quem assiste ao filme acompanha dessa forma, um dia na vida dessas três mulheres. São três historias em espaços temporais distintos, mas intercalados na narrativa. Umas das cenas do inicio do filme mostra três mulheres se levantando ao amanhecer, então uma escreve, outra lê e a outra fala a frase da leitura tudo ao mesmo tempo, nas mesmas horas.

Virginia Woolf é a escritora do livro, que afastada pela vida agitada de Londres por seu marido, a conselho medico, percebe-se a cada dia, mais infeliz e amargurada, seus conflitos internos são repassados para a obra, inclusive o suicídio.

A segunda mulher é Laura, dona de casa, esposa e mãe. Laura encontra-se desesperada dentro de um casamento onde os sentimentos são artificiais, onde embora viva um ambiente de tranqüilidade e aparente felicidade, se sente vazia e reflexiva a respeito da morte, para escapara da sua vida medíocre; ela esta a ler o livro de Virginia Woolf, o qual reforça a sua idéia de evasão e suicídio.

A terceira é Clarissa, uma bem sucedida editora, mulher do século XXI, vive um relacionamento lésbico de longa data e se identifica com Mrs. Dalloway. Tudo que Clarissa deseja no momento é que sua festa de comemoração a atribuição de um importante premio a obra de Richard, seu melhor amigo e ex-namorado. O mesmo encontra-se debilitado pela AIDS e vive trancado em um apartamento frio e sujo.

O desespero das três mulheres vai crescendo com o passar das horas, sempre iguais, sem nenhuma esperança de mudança, apenas solidão, infelicidade, doença, confusão de identidade (nas três passagens do filme em épocas diferentes as personagens beijam outra mulher na boca) e principalmente a vontade de morrer.

Três mulheres presas no tempo e no espaço, lutando para dar sentido as suas existências, com sofrimentos vivenciados e universalizados, nas mesmas horas, nos mesmos momentos. Levadas a tomar decisões e escolhas quais modificaram a vida das mesmas para sempre.

A trilha sonora apresenta uma particularidade musical, composta especialmente para o filme, pois a música vai do princípio ao fim acompanhando o ritmo e movimentos dos personagens em suas angustias e tragédias. A fotografia tem um tom agressivo e depressivo, pois apresenta o drama da rotina de vida de três mulheres.

As imagens são capturadas pelas lentes das câmeras em primeiro e segundo plano e a iluminação bem adaptada, da à sensação de estarmos mesmos em cada tempo e local, o filme também apresenta um ótimo domínio técnico da linguagem e figurinos para lá de virtuosos.

Recomendo para professores que queiram desenvolver projetos a cerca dos preconceitos pela escolha sexual e descriminação com pessoas portadores da AIDS, também recomendo para pessoas que trabalham no ramo da psicologia.

Referencias



AS HORAS, título original: The Hours. Direção: Stephen Daldry gênero: Drama duração: 01 h 54 min ano de lançamento: 2002 estúdio: Scott Rudin Productions distribuidora: Paramount Pictures / Miramax Films / Buena Vista International /Lumière,roteiro: David Hare, baseado em livro de Michael Cunningham produção: Robert Fox e Scott Rudin música: Philip Glass fotografia: Seamus Mc Garvey direção de arte: Nick Palmer, Mark Raggett e Judy Rhee figurino: Ann Roth edição: Peter Boyle efeitos especiais: Double Negative.

Nenhum comentário: